Persuasão, Jane Austen

12 de agosto de 2015
   Tardo mas não falho hein? Hoje eu vim contar pra vocês o que eu achei de Persuasão, o ultimo livro escrito por Jane Austen em vida.
   Sinopse:
O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. 'Persuasão' é amplamente apreciada, pois tem uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e mostra o estilo de narrativa irônica de Jane Austen. Além disto, é original, pelo fato, entre outros motivos, de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.


    Esse livro foi uma experiência nova e completamente diferente pra mim. Apesar de já ter lido Orgulho e Preconceito e Lady Susan, eu nunca tinha tido a experiência completa de ler um livro de Jane Austen porque no caso de Orgulho e preconceito eu já conhecia a história de trás para frente de tanto assistir o filme e também li em ebook, e no caso de Lady Susan eu nem gostei muito porque era mais um compilado de cartas. Sobre Persuasão eu nunca tinha ouvido falar nada além da sinopse, nunca tinha assistido o filme nem nada. E enfim compreendi porque as pessoas gostam tanto de ler o livro antes do filme e sem spoilers: é pela experiência completa! Para você poder ir descobrindo as coisas enquanto o livro avança e ficar triste ou feliz por um pequeno momento até ler o outro parágrafo e descobrir o que acontece em seguida.


     Eu tenho o costume de ler muito rápido, muito mesmo, tipo um livro inteiro em um ou dois dias se gostar muito dele (independente da quantidade de páginas), algumas vezes isso até me impede de aproveitar bem um livro, algumas coisas acabam passando despercebidas. Mas com Persuasão foi diferente, demorei mais ou menos um mês para terminar, não por ele ser um livro ruim, muito pelo contrário, gostei muito dele e li sem pressa, sem agonia de saber logo o fim apesar de já desconfiar que Anne ia acabar com o Wentworth.
    Foi em Persuasão que eu entendi porque as pessoas falam do jeito cheio de ironia que a Jane escreve e foi nesse livro que eu li umas das declarações de amor mais lindas que eu já vi!
   Vou comentar agora alguns pontos do livro que vai ser uns mini spoilers para quem ainda não leu:
*Tomei um susto na parte que Louise "morre" hahaha
*O Sr Elliot é o novo Sr Wickham (com algumas diferenças maaas)
*A Mary é mega chata e o Charles é legal (os opostos se atraem?)

   Agora o próximo a ser lido vai ser Emma, só falta comprar e passar mais um mês lendo hahahaha Mas, com certeza, quando terminar de lê-lo venho contar par vocês o que eu achei dele também!
   Deus abençoe vocês
   Até!



4 comentários:

  1. Oi Bia,
    Amei sua resenha. Também tenho 3 livros da Jane Austen Orgulho e Preconceito, a Abadia de Northanger e esse Persuasão, mas só comecei a ler Orgulho e Preconceito e bem no seu estilo, curtindo cada folha ;D
    Confesso que continuei a coleção no impulso, pois as capas da coleção são lindas e estavam baratos, mas eu não sabia nada de nada de Persuasão, pronto, tô curiosa!!!
    Bjs

    http://julicronicas.blogspot.com.br/2015/08/sorteio5-biblia-trilingue-o-plano-e-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda quero ter todos de Jane nos meus braços! hahaha Parece que Abadia de Northanger é muito bom tambem, viu?
      Beijão!

      Excluir
  2. Sou suuuuper fa da Jane Austen Bia! Vi que um dos seus projetos para os 18 anos e ler um livro em ingles, porque nao se arrisca com alguma obra incrivel da J.A.? Vao ser dois prazeres: ler o livro, e ler o livro em ingles! :-) Comecei ontem meu blog e ainda estou perdida no que fazer/como fazer neste mundo virtual. Entao decidi comecar por buscar blogs de outras meninas cristas para ler, e ai achei o seu :-) kissinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho Lady Susan por aqui na edição bilingue e começei a ler mas eu não sou muito fã da historia aí complica! hehehe Mas vou tentar comprar outro livro da Jane em inglês pra ler! Que bom que você achou o Vestido Rodado! (fiquei até curiosa em saber como você achou! :) Queria conhecer seu blog também! Deixa o link aqui!
      Beijão
      Deus te abençoe!

      Excluir